"O ESPÍRITO DE DEUS ENCHENDO E ORIENTANDO PESSOAS" (ALEXANDRE COELHO)
Dentre tantos objetivos em seus escritos, Lucas tem um cuidado especial para registrar a ação direta do Espírito Santo na vida das pessoas que conviveram com Jesus, que o ouviram e creram nEle. Por ocasião da concepção do Senhor, um anjo diz a Maria que, mesmo sendo virgem, ela seria mãe de Jesus por obra do Espírito Santo (Lucas1,35) e que, por essa ação, Jesus seria chamado "Filho do Altíssimo' (Lucas 1,32).
Lucas registra a ação do Espírito na ocasião em que a prima da mãe do Salvador, Isabel, ao receber a saudação de Maria, é cheia do Espírito Santo. Estando Isabel grávida de João Batista, este salta ainda no ventre de sua mãe (Lucas 1,41). O Espírito Santo estava sobre Simeão, um homem justo e temente a Deus que foi levado ao Templo pelo Espírito Santo para ver a salvação de Israel, o próprio menino Jesus, por ocasião da apresentação deste Templo (Lucas 2, 25-27). É o Espírito Santo que move o ancião a falar de forma profética, revelando-lhes informações sobre Jesus a ponto de ele dizer a Deus: "Podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra" (Lucas 2, 29).
Lucas mostra o Senhor ordenando seus discípulos a ficar em Jerusalém, a cidade de Davi. Deus planejara um mover do Espírito aos primeiros discípulos de Jesus, o revestimento de poder para serem testemunhas do Senhor (Lucas 24,49). Somente após receberem o Espírito e não antes, é que puderam tornar conhecido o nome do Senhor Jesus com ousadia. Essas referências são parte do foco de Lucas no sentido de demonstrar que o Espírito Santo de Deus esteve diretamente envolvido na origem terrena de Jesus.
Autor: Alexandre Coelho
Obs: Trecho do livro: "O VENTO SOPRA ONDE QUER - Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja", autor: Alexandre Coelho, Ediora:CPAD, Rio de Janeiro , 2018, páginas 44 e 45.
Site da Editora CPAD: http://www.cpad.com.br